Moura, Francisco de Assis2015-03-252015-03-252005MOURA, F. de A. Um olhar clínico na sala de aula: uma nova metodologia pedagógica? Estilos da Clínica, v. 10, n. 18, p. 36-53, 2005. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/estic/article/view/45991/49616>. Acesso em: 24 mar. 2015.1981-1624http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4747O objetivo deste artigo é refletir sobre a importância dos fenômenos inconscientes nos processos educativos. Durante a construção da psicanálise Freud indagou por várias vezes sobre os reais efeitos da função psíquica face aos múltiplos espaços sociais em que o ser humano está inserido: o contexto educacional é um deles. Discutimos de que forma o processo de aprendizagem, nos seus múltiplos entraves, pode fazer o sujeito manifestar-se, levando em conta aspectos subjetivos e intersubjetivos implícitos na relação professor, aluno e conhecimento. Defendemos a idéia de que um olhar clínico sobre o fenômeno educacional escolar é um recurso possível para fazer eclodir o sujeito.pt-BREducação clínicaClínicaPsicanálise da educaçãoIntersubjetividadeSubjetividadeUm olhar clínico na sala de aula : uma nova metodologia pedagógica?A clinic’s view in the classroom : a new pedagogical method?Artigo publicado em periodicoA Revista Estilos da Clinica permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/424>. Acesso em: 09 nov. 2016.https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p36-53