Maciel, Jalula Maria LageCarmo, Flávio Fonseca doKamino, Luciana Hiromi YoshinoMoreira, Leandro Marcio2019-04-082019-04-082016MACIEL, J. M. L. et al. Cangas ferruginosas : proposta pedagógica sobre a necessidade de conservação de um ecossistema ameaçado. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 13, n. 32, p. 893-912, set./dez. 2016. Disponível em: <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1011>. Acesso em: 22 fev. 2019.23582332http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10972A educação ambiental (EA), enquanto campo epistemológico, pode auxiliar no despertar da compreensão do papel do indivíduo no ambiente. Neste trabalho, apresenta-se o resultado da parceria entre o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto e o Instituto Prístino, com o objetivo de desenvolver uma cartilha de EA, envolvendo o ecossistema de canga, para professores e alunos do ensino fundamental II. Em Minas Gerais, os ecossistemas ferruginosos – conhecidos como “cangas” – apresentam características abióticas que resultaram em um dos ambientes com maior endemismo vegetal do Brasil. Atuando como reserva hídrica que abastece mananciais da região metropolitana de Belo Horizonte, as cangas estão na lista dos ecossistemas mais ameaçados, em especial pela mineração. Este artigo fornece conceitos, peculiaridades, importâncias, ameaças e desafios, além de exercícios de fixação e discussão contextualizada, sendo, portanto, uma ferramenta diferenciada para o ensino de Ciências.pt-BRabertoEducação ambientalIntegração universidade-escolasRecursos naturaisMineraçãoCartilhaCangas ferruginosas : proposta pedagógica sobre a necessidade de conservação de um ecossistema ameaçado.Ferruginous cangas : pedagogical proposal about the conservation necessity of a threatened ecosystem.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Revista Brasileira de Pós-Graduação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Pós-Graduação <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/index>. Acesso em: 08 abr. 2019.