Alves, Kerley dos SantosAmorim, Kenia S. A.Guilherme, Márcio da Luz2019-02-012019-02-012012ALVES, K. dos S.; AMORIM, K. S. A.; GUILHERME, M. da Luz. Turismo na escola : novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio-cultural em cidades turísticas. Revista Turismo & Desenvolvimento, v. 1, n. 17/18, p. 517-527, 2012. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/rtd/article/view/8418>. Acesso em: 31 jan. 2019.16459261http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10650Os paradigmas das ciências sociais enfatizam a necessidade de uma aprendizagem permanente para despertar a capacidade crítica e o resgate da cidadania. Ao educador, cujos ideais de ensino extrapolam o ambiente tradicional da sala de aula, surge um caminho possível: o Turismo na dinâmica da escola. Assim, o trabalho educativo torna-se protagonista no desenvolvimento do turismo sustentável. Nesse sentido, consideram-se os interesses e valores, a vivência real e a percepção de alunos e professores em relação à comunidade em que estão inseridos. Baseado nas concepções da metodologia participativa e temas como, turismo, educação ambiental, patrimônio e consumo sustentável, o projeto “Turismo Pedagógico: uma porta para a inclusão” visou os objetivos: promover, em conjunto com instituições públicas, a sensibilização e formação de professores em educação ambiental e turismo nas escolas, a partir da experiência sensorial e do roteiro Sentidos Urbanos – IPHAN1. Como resultado cabe ressaltar que é uma proposta que ganha contornos diferentes, face à contextualização de cada escola,de acordo com os valores e práticas de cada lugar e em sintonia com as novas demandas sociais, para o enfrentamento da complexidade que caracteriza o contexto turístico atual, no que diz respeito à inclusão e valorização da cultura local.pt-BRabertoEducaçãoInclusãoTurismo pedagógicoValorização culturalTourismTurismo na escola : novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio-cultural em cidades turísticas.Artigo publicado em periodicohttp://revistas.ua.pt/index.php/rtd/article/view/8418