Rosa, MiltonOrey, Daniel Clark2017-01-272017-01-272014ROSA, M.; OREY, D. C. Aproximando diferentes campos de conhecimento em educação : a etnomatemática, a etnobiologia e a etnoecologia. Vidya, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 1-14, 2014. Disponível em: <http://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/view/14/202>. Acesso em: 27 jan. 2017.0104270Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7157O inter-relacionamento de saberes locais com diversas áreas de conhecimento é importante para obtermos informações precisas e estruturadas sobre um determinado campo do conhecimento. Para que tenhamos condições de abordar com clareza essas inter-relações, necessitamos compreender conceitos específicos encontrados em grandes áreas de conhecimento como, por exemplo, a Biologia, a Ecologia e a Matemática, que podem estar respaldadas em campos de pesquisa recentes denominados de Etnobiologia, Etnoecologia e Etnomatemática. Um dos principais objetivos da etnobiologia, bem como da etnoecologia é promover um embasamento teórico capaz de integrar diferentes ramos das ciências naturais a outros campos de conhecimento científico, servindo como um elo entre diferentes culturas para aclarar a compreensão e o respeito mútuo entre os membros desses grupos. Nesse contexto, o Programa Etnomatemática visa estimular reflexões mais abrangentes sobre a natureza do pensamento matemático no âmbito cognitivo, histórico, social e cultural.pt-BRabertoEtnociênciasGrupos culturaisEthnosciencesCultural groupsAproximando diferentes campos de conhecimento em educação : a etnomatemática, a etnobiologia e a etnoecologia.Approximations of different knowledge fields in education : ethnomathematics, ethnobiology, and ethnoecology.Artigo publicado em periodicohttp://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/view/14/202