Bonolo, Palmira de FátimaMachado, Geralda Vanessa Campos2014-11-182014-11-182014MACHADO, G. V. C. Utilização da unidade de pronto atendimento de Ouro Preto, Minas Gerais, 2012. 2014. 88 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Nutrição) - Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Nutrição, Ouro Preto, 2014.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3936Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição. Escola de Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto.As Redes de Atenção às Urgências e Emergências foram instituídas para prover a atenção qualificada à saúde de toda população brasileira, incluindo o atendimento ágil e resolutivo das urgências e emergências. No entanto, os serviços de urgência e emergência têm sido utilizados como porta de entrada nos serviços de saúde por usuários “não urgentes” que buscam atenção imediata, medicalização e realização de exames mais sofisticados que aqueles disponíveis na Atenção Primária à Saúde. Apesar dessa prática parecer mais resolutiva para o usuário, desencadeia uma série de prejuízos para o sistema, uma vez que pode gerar filas nos serviços de urgência, lentidão no atendimento inclusive de casos graves, estresse na equipe e nos pacientes, entre outros. A Unidade de Pronto Atendimento de Ouro Preto classifica-se como unidade de porte I, sendo referência da microrregião de saúde de Ouro Preto. Este trabalho objetivou caracterizar os atendimentos realizados nesta UPA durante o ano de 2012 e identificar possíveis fatores associados ao uso inadequado deste serviço. O tamanho amostral foi determinado com base em duas técnicas: Amostragem Aleatória Estratificada e, Amostragem Aleatória Simples Sem Reposição. Foram obtidas informações referentes a sexo, faixa etária, local de residência, dia do atendimento, turno do atendimento, tipo de procura da UPA, conduta e desfecho do atendimento. A inadequação dos atendimentos foi determinada pelo Protocolo de Adequação de Urgências Hospitalares. Após análise descritiva foi realizada análise estatística através do qui-quadrado de Pearson com 95% de confiança para identificar possíveis associações entre o uso inadequado da UPA e as demais variáveis. Identificou-se que a maioria dos atendimentos realizados na UPA são inadequados (58,8%), sendo relacionados a pacientes mais jovens (p=0,05), atendidos durante os dias úteis (p<0,001) e procuraram o serviço por decisão própria (p<0,001). Os achados indicam a necessidade de reorganização do serviço, com implementação de um sistema de classificação de risco que oriente o fluxo de pacientes e garanta o atendimento prioritário aos casos mais graves. Além disso, é importante que usuários e profissionais de saúde conheçam as atribuições de cada serviço de saúde, utilizando-os de maneira mais próxima ao que eles se propõem.pt-BRServiços de saúde - utilizaçãoAtendimento de urgência hospitalarHospitais – triagem - emergênciaUtilização da unidade de pronto atendimento de Ouro Preto, Minas Gerais, 2012.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 08/10/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Permite o uso para fins comerciais. Não permite a adaptação.