Andrade, Cláudia Braga de2016-08-222016-08-222015ANDRADE, C. B. de. Violências e juventudes: processos de subjetivação no contexto escolar. Boletim de Psicologia, v. LXV, p. 15-28, 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432015000100003>. Acesso em: 07 ago. 2016.0006-5943http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6927O artigo pretende analisar a manifestação da violência na juventude, especialmente, em relação aos casos de conflito entre grupo de jovens. Para tal, propõe uma reflexão sobre a complexidade do fenômeno da violência em seu aspecto semântico conceitual e sobre os impactos da reestruturação da figura do jovem na sociedade contemporânea, sustentando a hipótese de que a violência se tornou uma referência fundamental nas formas atuais de subjetivação. Por fim, o artigo discute as várias perspectivas da violência escolar, da abrangência do tema às tentativas de definir seu campo e faz uma análise crítica das medidas protetivas propostas para o seu enfrentamento.pt-BRabertoViolênciaJuventudeSubjectivitContemporaneityViolências e juventudes : processos de subjetivação no contexto escolar.Youth and violence : subjectivity process on school ambiance.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no Boletim de Psicologia estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Boletim de Psicologia <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=0006-5943&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 out. 2019.