Niquini, Waléria Thabata RoldãoBrusadin, Leandro Benedini2015-01-202015-01-202013NIQUINI, W. T. R., BRUSADIN, L. B. O ensino superior em turismo: humano ou mercado? Revista TuryDes, v. 6, n. 14, jun./jul. 2013. Disponível em: <http://www.eumed.net/rev/turydes/14/educazao-turismo.html>. Acesso em: 19 jan. 2015.1988-5261http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4290A partir da criação do ensino superior em Turismo no Brasil, na década de 1970, surgiram algumas discussões em relação à formação do aluno e sua atuação no mercado de trabalho. No entanto, há vários pontos educativos significantes antes mesmo do aspecto da empregabilidade, A preparação dos alunos, as ações do professorado na área de pesquisa e extensão e a necessidade do pensamento crítico são premissas que podem fundamentar tal curso enquanto prática educacional libertadora. Esses são os questionamentos debatidos nessa pesquisa que objetivou entender as perspectivas docente e discente, no curso de Bacharelado em Turismo, diante da relação de ensino-aprendizagem e seus aspectos essenciais, em uma visão mais ampla e menos fragmentada entre a dicotomia realçada entre o mercado de trabalho e o pensamento crítico científico. Conclui-se que o debate acadêmico quanto à educação no Turismo ainda se dissocia apenas entre os interesses do mercado e as discussões humanas, não havendo uma integração profunda na relação de ensino-aprendizagem.pt-BREducaçãoEnsino - aprendizagemTurismoDocenteDiscenteO ensino superior em Turismo : humano ou mercado?Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Turydes estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Turydes <http://www.eumed.net/rev/turydes/sobre.htm>. Acesso em: 02 fev. 2017.