Corrêa, Hércules TolêdoSantos, Ana Paula Cordeiro dos2014-12-092014-12-092013SANTOS, A. P. C. dos. Entre o lápis, o papel e a tela : a presença das TDIC nas práticas de alfabetização e letramento em escolas do município de Tiradentes - MG. 2013. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2013.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4131Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Este estudo se propôs a analisar a influência das tecnologias digitais nas práticas de alfabetização e letramento. A pesquisa focalizou as práticas desenvolvidas em ambiente educacional contempladas com o programa Um Computador por Aluno (PROUCA) do governo federal; e também com a Mesa Educacional Alfabeto (MEA) da empresa de Informática Educacional Positivo. O referencial teórico pautou-se nas publicações que abordam os aspectos conceituais e práticos da temática da pesquisa, considerando a sua abrangência, com destaque para as referências que envolvem alfabetização, letramento e informática educacional. A abordagem metodológica escolhida foi o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, fundamentada nas proposições de Bogdan e Biklen (1994). Os dados foram coletados por meio de observações realizadas em salas de aula e entrevistas semiestruturadas às docentes. Após o processo de análise de dados, inferiu-se que a utilização das novas tecnologias, no caso, o uso dos laptops educacionais e seus recursos lúdicos e interativos, acabaram por contribuir para o ensino da língua materna em seu aspecto mecânico. No entanto, foi observado que o PROUCA necessita dispor de uma capacitação que enfoque ações pedagógicas práticas, de modo a conferir um uso mais significativo que suas interfaces permitem, afinal esse dispositivo foi elaborado para o uso educacional. Ademais, a falta de suporte técnico pedagógico, fruto da não vigência da política de manutenção, auxilia e compõe esses aspectos lacunares desse cenário. A empiria realizada com a MEA aponta que esse software educacional atende ao aspecto mecânico do processo de alfabetização por meio de sua interface lúdica e dos elementos próprios da multimídia. Porém, a ausência de uma continuidade na capacitação dos professores para sua utilização e reconhecimento das demais propriedades da MEA sinaliza as necessidades para que o uso se dê de forma mais efetiva. Com esses indícios, foi possível verificar que as inovações tecnológicas, mesmo inseridas nos espaços escolares, encontram-se distantes das práticas pedagógicas, ou seja, seu uso se dá de forma meramente instrumental, indício resultante da falta de investimento na formação do professor.pt-BRPráticas de alfabetização e letramentoTecnologias digitais - alfabetizaçãoAlfabetoEntre o lápis, o papel e a tela : a presença das TDIC nas práticas de alfabetização e letramento em escolas do município de Tiradentes - MG.Dissertacao