Mol, Solange MariaMatos, Daniel Abud Seabra2020-09-012020-09-012019MOL, S. M.; MATOS, D. A. S. Uma análise sobre a taxonomia solo: aplicações na avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 30, n. 75, p. 722-747, set./dez. 2019. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/6593>. Acesso em: 03 jul. 2020.1984-932xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12672Os objetivos desta pesquisa são apresentar a Taxonomia SOLO como instrumento metodológico na avaliação educacional e realizar uma revisão da literatura sobre o uso dessa na avaliação educacional no Brasil. A SOLO é uma taxonomia cognitiva composta por cinco níveis que crescem em complexidade: 1) pré-estrutural; 2) uniestrutural; 3) multiestrutural; 4) relacional; e 5) abstrato estendido. Esses níveis são subdivididos em duas categorias de aprendizagem: superficial e profunda. A SOLO apresenta muitas aplicações: avaliação de sala de aula, avaliação externa, formação de professores, elaboração de questões, entre outras. O número reduzido de pesquisas encontradas confirma o pouco uso dessa taxonomia no cenário brasileiro. Assim a contribuição do nosso trabalho é apresentar a SOLO e seus usos.pt-BRabertoDesenvolvimento cognitivoUma análise sobre a taxonomia solo : aplicações na avaliação educacional.An analysis of solo taxonomy : applications in educational evaluation.Artigo publicado em periodicoEste é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/). Fonte: o próprio artigo.http://dx.doi.org/10.18222/eae.v30i75.6593