Silva, Sérgio EvangelistaFernandes, Flávio César Faria2015-01-162015-01-162012SILVA, S. E.; FERNANDES, F. C. F. Fatores que condicionam a estratégia de manufatura: uma análise empírica na indústria calçadista. Produto & Produção, v. 13, n. 2, p. 1-21, jun. 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao/article/view/10168/18694>. Acesso em: 13 jan. 2015.1983-8026http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4246Este artigo apresenta e analisa os fatores que condicionam a configuração dos elementos da estratégia de manufatura em grandes e pequenas empresas fabricantes de calçados da cidade de Franca-SP. A motivação desta pesquisa é verificar quais são os fatores que influenciam o processo decisório dos gerentes na ocasião da elaboração desta estratégia. A principal conclusão é que a autonomia dos gerentes é relativa; na prática, o processo de elaboração da estratégia de manufatura é limitado por fatores que fogem ao escopo decisório dos gerentes. Isso faz com que a estratégia de manufatura seja o resultado de um processo decisório adaptado às restrições da empresa.pt-BREstratégia de manufaturaIndústria calçadistaEstratégia competitivaFatores que condicionam a estratégia de manufatura : uma análise empírica na indústria calçadista.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Produto & Produção são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Produto & Produção <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 04 jan. 2017.https://doi.org/10.22456/1983-8026.10168