Fonseca, Marcus Vinícius2015-04-012015-04-012009FONSECA, M. V. Apontamentos em relação às formas de tratamento dos negros pela história da educação. História da Educação, v. 42, p. 29-59, 2009. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29016/pdf>. Acesso em: 26 mar.2015.2236-3459http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4873Este artigo tem como objetivo reunir parte da bibliografia sobre os negros na historiografia educacional tentando destacar as principais características da produção que ocorre nesta área. Confere destaque a um posicionamento que mais recentemente começa a reivindicar a constituição de uma dimensão particular da historiografia e que deveria se constituir como uma história da educação dos negros. O artigo procura demonstrar os riscos inerentes a este tipo de operação no âmbito da historiografia educacional brasileira e defende a necessidade de uma mudança de postura dos historiadores no sentido de integrar de forma plena os negros à história da educação.pt-BRHistória da educaçãoNegrosBibliografiaHistoriografiaApontamentos em relação às formas de tratamento dos negros pela história da educação.Reports relating to the forms of black people’s treatment through the history of education.Os trabalhos publicados na História da Educação estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: História da Educação <http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 nov. 2016.