Silva, Sérgio EvangelistaCuri Filho, Wagner RagiSilva, Flávia de Almeida Braga e2016-08-102016-08-102015SILVA, S. E.; CURI FILHO, W. R.; SILVA, F. de A. B. e. Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva: aplicação em uma grande usina siderúrgica. Produção em Foco, v. 6, p. 56-78, 2016. Disponível em: <http://producaoemfoco.org/producaoemfoco/article/view/216>. Acesso em: 11 jul. 2016.2237-5163http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6809O conceito de estratégia competitiva é um dos principais temas estudados no contexto das empresas. Da perspectiva da relação da empresa com o seu ambiente externo verifica-se nos principais modelos da literatura que os elementos centrais de análise são: o produto, o cliente e a área geográfica de atuação. Todavia, a literatura necessita de uma visão que considere estes três elementos em uma única visão. Frente a esta lacuna teórica este artigo objetivou propor um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva, da perspectiva da relação da empresa com seu ambiente externo. Este modelo é baseado em cinco áreas de decisão, quais sejam: o valor do produto; os segmentos econômicos atendidos; os tipos de clientes atendidos; a área geográfica de atuação; e os canais de distribuição utilizados. Ele é aplicado por meio de um estudo de caso no mapeamento e análise da estratégia competitiva de uma grande usina siderúrgica, gerando como resultado a visão da estratégia desta empresa em um profundo nível de detalhe. Este modelo mostrou-se uma ferramenta útil para se entender a estratégia competitiva desta empresa, podendo também ser utilizado para o mesmo fim em outras empresas industriais.pt-BRabertoÁreas de decisão da estratégia competitivaMapa estratégicoValor do produtoDecision areas of competitive strategyStrategic mapProposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica.Model proposal of decision areas of competitive strategy : application in a steel plant.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Produção em Foco estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Eletrônica Produção em Foco <http://www.sociesc.org.br/producaoemfoco/index.php/producaoemfoco/index>. Acesso em: 02 fev. 2017.