Tinti, Douglas da SilvaBarbosa, Geovane CarlosLopes, Celi Aparecida Espasandin2022-12-122022-12-122021TINTI, D. da S.; BARBOSA, G. C.; LOPES, C. E. O software IRAMUTEQ e a análise de narrativas (auto)biográficas no campo da educação matemática. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 35, n. 69, p. 479-496, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/bolema/a/wLCkrYZgyQSKVCQBcczgbRn/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 06 jul. 2022.1980-4415http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15896Objetiva-se neste artigo evidenciar as contribuições do uso do software IRAMUTEQ como ferramenta de análise de narrativas (auto)biográficas no campo da Educação Matemática. O corpus de análise é composto por 34 narrativas, em que futuros pedagogos da Universidade Federal de Ouro Preto narram suas trajetórias com a Matemática, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Tais narrativas foram produzidas durante o desenvolvimento de uma disciplina do curso de Pedagogia em que se discutem os processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Como estratégia de análise, selecionaram-se a nuvem de palavras e a análise de similitude. A utilização desses recursos analíticos possibilitou ampliar o olhar para as características das narrativas, por meio da formação de categorias e subcategorias, que emergem das ligações entre as palavras com maior frequência. Concluiu-se que o uso de softwares como o IRAMUTEQ precisa ser ampliado e discutido no âmbito da Educação Matemática, sobretudo em pesquisas com fontes (auto)biográficas.pt-BRabertoFormação de professores que ensinam matemáticaAnálise narrativaO software IRAMUTEQ e a análise de narrativas (auto)biográficas no campo da educação matemática.The IRAMUTEQ software and the analysis of autobiographical narratives in the field of mathematics education.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v35n69a22