Savassi, Leonardo Cançado MonteiroPaula, Helton Cristian deFigueiredo, Adriana Maria deSantos, Álisson Oliveira dosReis, Gustavo Valadares Labanca2020-07-092020-07-092019SAVASSI, L. C. M. et al. A construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde. RESDITE - Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, v. 4, n. especial II, , jan./jul. 2019. Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/41606>. Acesso em: 18 junho 2020.2525-9563http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12441Objetivo: descrever trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégias metodológicas da construção do curso “Afecções neurológicas na Atenção Primária à Saúde” pela Universidade Federal de Ouro Preto, sob a encomenda da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SEUNASUS), baseada em. Métodos: concepção pedagógica técnica da construção reversa, sob o desenho instrucional do Action Mapping, com “objetivos de ação” construídos sob pactuação com Ministério da Saúde e SEUNASUS. Desenharam-se trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como estratégia educacional, sob a concepção pedagógica do interacionismo contextual. Resultados: foram desenvolvidas sete unidades de motivos de consultas na área de afecções neurológicas, contando com dois níveis de decisão em cada uma delas e feedbacks para todas as alternativas construídas, permitindo ao aluno tomar decisões que levam a consequências e possivelmente ao erro pedagógico. A partir deste, o aluno tomará novas decisões que possam corrigir a rota, ou levar a desfechos mais negativos e ao aprendizado contextual em qualquer desses cenários. Conclusão: a estratégia das trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos demanda a construção de situações-problema com maior produção de material, que nem sempre será utilizado pelo aluno, mas torna o aprendizado contextual, aproximando o curso do mundo real.pt-BRabertoAprendizagem baseada em problemasA construção reversa e as trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos como metodologias ativas e contextuais na Educação a Distância em Saúde.Reverse construction and multiple outcomes learning trails as active and contextual methodologies in Distance Health Education.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, exceto onde identificado, estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais <http://periodicos.ufc.br/resdite/about>. Acesso em: 05 maio 2020.