Almeida, Sheila Alves deRodrigues, Giselle Barbosa Andrade2021-09-272021-09-272020ALMIDA, S. A. de.; RODRIGUES, G. B. A. Os animais nos desenhos das crianças: um panorama sobre as pesquisas que investigam a representação de animais na infância. Revista Reamec, v. 8, n. 2, p. 102, maio./ago. 2020. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9615>. Acesso em: 12 maio 2021.2318-6674http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13810Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um panorama da produção de artigos, dissertações e teses cujo instrumento metodológico se fundamenta nos desenhos das crianças sobre animais. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica na área de ensino de ciências nos últimos 12 anos. Os critérios para a seleção dos estudos foram: pesquisas envolvendo sujeitos de 3 a 11 anos de idade; pesquisas cujo instrumento metodológico fosse o desenho; pesquisas na área de ciências com o objetivo de investigar a representação de animais pelas crianças. Em seguida, foram identificados os recursos metodológicos, os espaços de produção das pesquisas e como são analisadas as representações das crianças nos desenhos. Por fim, considera-se que os autores se restringiram à observação de aspectos morfológicos dos animais e não aos aspectos cognitivos e psicológicos do desenho infantil. O conceito de representação é entendido como uma relação de semelhança entre os aspectos morfológicos dos animais e a imagem que as crianças apresentam deles nos desenhos.pt-BRabertoRevisão bibliográficaEnsino de ciênciasDesenho infantilAnimaisOs animais nos desenhos das crianças : um panorama sobre as pesquisas que investigam a representação de animais na infância.Animals in children's drawings : a panorama on researches that investigate the representation of animals in childhood.Artigo publicado em periodicoEste artigo está licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistibuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Fonte: o PDF do artigo.http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9615