Ramos, Tatiana CostaMendonça, Paula Cristina CardosoMozzer, Nilmara Braga2018-06-042018-06-042017RAMOS, T. C.; MENDONÇA, P. C. C.; MOZZER, N. B. Interações argumentativas no contexto de criação e crítica de analogias sobre o modelo atômico de Dalton. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 4547-4552, 2017. Disponível em: <https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/32._interacoes_argumentativas_no_contexto.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2018.15791513http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9976Neste trabalho, analisamos como a argumentação fomentada pelo processo de criação e crítica de analogias pode influenciar a aprendizagem dos estudantes sobre o modelo atômico de Dalton. Foi produzida uma unidade didática sobre o tema e todas as aulas em que ela foi desenvolvida foram gravadas em vídeo e áudio. As interações argumentativas foram analisadas a partir do modelo de Baker. Constatamos que a argumentação a partir da criação e crítica de analogias contribuiu para a co-construção de conhecimentos pelos estudantes na medida em que eles buscavam informações sobre o modelo para criar suas comparações e argumentar em defesa delas ou contra as comparações dos colegas.pt-BRabertoEnsino de químicaModelo atômico de DaltonAnalogiasArgumentaçãoInterações argumentativas no contexto de criação e crítica de analogias sobre o modelo atômico de Dalton.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias <http://reec.uvigo.es/>. Acesso em: 25 jan. 2017.