Macedo, Shirley da SilvaMiranda, Rafaela Silva2022-02-252022-02-252020MACEDO, S. da. S.; MIRANDA, R. S. Um agente fomentador alternativo para descristalizar o ensino e aprendizagem da geometria: twister reciclável. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, artigo e7169119704, out./dez. 2020. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9704>. Acesso em: 12 set. 2021.2525-3409http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14577Diante do acréscimo alarmante de reprovações, que, ao longo dos anos foi sendo registrado devido a maneira pela qual o conhecimento ensino matemático foi sendo transmitido aos alunos, novas alternativas de metodologias têm sido inseridas no contexto escolar, dentre elas, a inclusão de atividades lúdicas. Este artigo objetiva identificar conhecimentos adquiridos através de um jogo matemático geométrico confeccionado com materiais recicláveis construído vinculando Matemática à Educação Física conectando conscientização com as questões ambientais. Após uma análise teórica sobre a visão do ensino de Matemática por diferentes pesquisadores, relatamos as ações metodológicas e as percepções após a aplicação do jogo. Os resultados indicam que a inclusão do twister reciclável mobilizou os alunos de um oitavo ano do Ensino Fundamental a terem conhecimentos matemáticos através do lúdico, vinculando o raciocínio lógico ao equilíbrio corporal. O reconhecimento das figuras geométricas da maneira que foi proposta pela atividade desenvolvida, trouxe aos alunos a idéia de uma Matemática que é acessível a todos, de forma igualitária. O jogo proposto uniu Matemática com percepções à sustentabilidade.pt-BRabertoDescristalizaçãoContextualizaçãoJogo matemáticoUm agente fomentador alternativo para descristalizar o ensino e aprendizagem da geometria : twister reciclável.Artigo publicado em periodicoEste é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9704