Savassi, Leonardo Cançado MonteiroDias, Elizabeth CostaGontijo, Eliane Dias2019-04-222019-04-222018SAVASSI, L. C. M.; DIAS, E. C.; GONTIJO, E. D. Formação médica, Atenção Primária e interdisciplinaridade: relato de experiência sobre articulações necessárias. Revista Docência do Ensino Superior, v. 8, n. 1, p. 189-204, jan./jun. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2339>. Acesso em: 7 mar. 2019.2237-5864http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11102Relata-se a experiência de implantação de atividade curricular obrigatória, de 225 horas, em três semestres sequenciais do curso médico da Universidade Federal de Minas Gerais, voltada para o desenvolvimento de competências na prática em serviço. Descrevem-se as estratégias educacionais utilizadas para oportunizar aos estudantes: o reconhecimento da Rede de Atenção à Saúde e seu território, a determinação social do processo saúde-doença, o processo de trabalho das equipes, o estabelecimento de vínculo e relações interpessoais. Pautadas pela intencionalidade pedagógica e pela cooperação entre instituição formadora e serviços de saúde, as ações foram mediadas por docentes e contaram com participação ativa da equipe profissional nas atividades desenvolvidas em unidades de saúde, território e domicílios. A adequada compreensão da Atenção Primária à Saúde e a valorização de ações de promoção da saúde desenvolvidas a partir das necessidades de saúde das comunidades abordadas foram evidenciadas nos portfólios reflexivos sobre a prática, demonstrando o êxito da iniciativa.pt-BRabertoSaúde da famíliaEducação médicaPolíticas públicas de saúdeAtenção primária à saúdeFormação médica, Atenção Primária e interdisciplinaridade : relato de experiência sobre articulações necessárias.Medical training, primary care and interdisciplinarity : experience report on necessary joints.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Docência do Ensino Superior estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Docência do Ensino Superior <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 22 jan. 2018.