Barros, Thiago de SousaFelipe, Israel José dos Santos2016-08-192016-08-192015BARROS, T. de S.; FELIPE, I. J. dos S. Teoria do prospecto: evidências aplicadas em finanças comportamentais. Faces: Revista de Administração, Belo Horizonte., v. 14, p. 87-105, 2015. Disponível em:<http://www.fumec.br/revistas/facesp/article/view/2934>. Acesso em: 25 jul. 2015.1984-6975http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6869As Finanças Comportamentais têm sido uma via alternativa para a compreensão da realidade econômica e financeira, por meio de um viés mais abrangente, contrapondo alguns paradigmas e preceitos das Finanças Tradicionais e seus respectivos modelos. Em face disso, este artigo analisa elementos fundamentais das finanças comportamentais e, para este efeito, utiliza a Teoria do Prospecto, pesquisa empírica desenvolvida por Kahneman e Tversky (1979), para investigar a manifestação dos efeitos certeza, reflexo e isolamento no processo de decisão, por parte dos agentes, e a influência do gênero nas questões relacionadas às perdas e exposição ao risco. Assim, por meio de uma pesquisa de campo, foram aplicados questionários numa amostra de 150 discentes do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Ouro Preto e os dados foram tratados por meio de estatística descritiva e de um teste não paramétrico (Qui-Quadrado). Os resultados confirmam empiricamente a existência dos três efeitos preconizados na Teoria do Prospecto e as influências de vieses cognitivos ao longo do processo decisório por parte dos agentes, além de evidenciar diferenças importantes quando da separação por gêneros, já que as mulheres, em determinadas ocasiões de ganho, mostraram-se mais avessas ao risco que os homens.pt-BRabertoFinanças comportamentaisTeoria dos prospectosLossesEarningsRiskTeoria do prospecto : evidências aplicadas em finanças comportamentais.Prospect theory : applied evidence in behavioral finance.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico FACES estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista de Administração FACES Journal <http://www.fumec.br/revistas/facesp/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 07 out. 2019.http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N4ART2934