Pinto, Marcelo Felício MartinsJardilino, José Rubens Lima2023-08-212023-08-212022PINTO, M. F. M.; JARDILINO, J. R. L. A educação no alvorecer da modernidade: “o projeto pedagógico” de Erasmo De Rotterdam. Revista Imagens da Educação, v. 12, n. 2, p. 182-199, abr./jun. 2022. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/56890>. Acesso em: 06 jul. 2023.2179-8427http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17314Este artigo tem como objetivo compreender as concepções do humanista Erasmo de Rotterdam sobre a educação das crianças, partindo da análise de duas importantes obras: De Pueris (“Dos Meninos”) e De Civilitate Morum Puerilium (“A Civilidade Pueril”). O enfoque recai sobre as elaborações do autor quanto à importância da instrução infantil para a formação do homem moderno, civilizado, racional e sobre os métodos educativos erasmianos que deveriam ser empregados por pais e preceptores nesse processo. Busca-se, ainda, entender como a disciplinação corporal, na visão de Erasmo, contribuiria para o sucesso desse projeto pedagógico, que almejava a constituição de uma nova humanidade.pt-BRabertoEducação e humanismoEducação e modernidadeCorpo e educaçãoA educação no alvorecer da modernidade : “o projeto pedagógico” de Erasmo De Rotterdam.Education at the dawn of modernity : the pedagogical project of Erasm Rotterdam.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i2.56890