Ramos, Tatiana CostaMendonça, Paula Cristina CardosoMozzer, Nilmara Braga2021-12-142021-12-142021RAMOS, T. C.; MENDONÇA, P. C. C.; MOZZER, N. B. Interações argumentativas no ensino de química a partir de um texto histórico. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 51-61, fev. 2021. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc43_1/07-AEQ-76-20.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2021.1678-7064http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14235Neste artigo avaliamos como um texto histórico sobre a teoria das misturas gasosas proposta por Dalton poderia auxiliar estudantes de Química do 1o ano do ensino médio no envolvimento em interações argumentativas. Para tanto, nos apoiamos nos pressupostos da abordagem qualitativa da pesquisa educacional. A interação argumentativa foi caracterizada a partir das ideias de Baker. O texto histórico foi elaborado pelas pesquisadoras com base no caso histórico sobre a teoria das misturas gasosas. A interação argumentativa analisada se situa em uma aula de 50 minutos, na qual os estudantes foram solicitados a avaliar um modelo sobre a disposição dos gases na atmosfera, desenvolvido e avaliado por eles a partir das informações contidas no texto histórico. Constatamos que o texto auxiliou os estudantes na exposição e justificação de seus argumentos, atingindo o status de ferramenta epistêmica. Recomendamos o uso de textos históricos para problematizar discussões argumentativas sobre temas científicos.pt-BRabertoTeoria das misturas gasosasInterações argumentativas no ensino de química a partir de um texto histórico.Artigo publicado em periodicoA Sociedade Brasileira de Química dá permissão à UFOP para reproduzir no RI/UFOP, uma cópia em formato eletrônico dos artigos completos, sem nenhuma edição e/ou modificação, publicados na revista Química Nova, que tenham como autores seus alunos e/ou professores. Fonte: Email do editor de 17 set. 2013.http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160228