Silva, Erika CruzSantos, Marli Regina dos2023-08-152023-08-152022SILVA, E. C.; SANTOS, M. R. dos. Percepções de graduandos da modalidade EaD no pré pandemia e perspectivas com a experiência de ensino remoto. Revemop, Ouro Preto, v. 4, artigo e202226, 2022. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/6543>. Acesso em: 06 jul. 2023.2596-0245http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17172A experiência de ensino remoto emergencial, dada por ocasião da pandemia de Covid, trouxe ressignificações para o ensino e a aprendizagem das diversas disciplinas, nos diferentes níveis e modalidades. Considerando que ela também reverberou nas discussões e práticas relativas à EaD, neste artigo promovemos algumas aproximações entre ambas, refletindo sobre a percepção, previamente à pandemia, de estudantes de graduação da modalidade EaD quanto ao seu curso e, com base na análise das respostas e na discussão com autores que tratam da EaD e/ou do Ensino Remoto, sinalizamos correlações visando refletir sobre o ensino não presencial no pós pandemia, enfatizando o papel das TDIC na sua implementação e a importância da EaD na democratização do ensino.pt-BRabertoEnsino remoto emergencialTecnologiasPercepções de graduandos da modalidade EaD no pré pandemia e perspectivas com a experiência de ensino remoto.Perceptions of EaD modality undergraduates in the pre-pandemic and perspectives with the experience of remote learning.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.33532/revemop.e202226