Alves Júnior, Douglas GarciaMoreira, Pedro Carvalho2021-03-132021-03-132020MOREIRA, Pedro Carvalho. A estética do retrato no cinema de Andrea Tonacci a partir de Jean-Luc Nancy. 115 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13149Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta dissertação investiga relações entre a estética do retrato proposta pelo filósofo Jean-Luc Nancy e a obra do cineasta ítalo-brasileiro Andrea Tonacci (1944-2016). Para tanto, busca-se, inicialmente, compreender como a imagem se insere no pensamento do filósofo para, em seguida, refletir sobre as questões estéticas que o retrato pictórico coloca em jogo, tendo como referência dois de seus principais textos sobre o tema: Le Regard du Portrait (2001) e L’Autre Portrait (2014). A partir de conceitos como imagem, mímesis, fundo, distinto, retrato autônomo, outro retrato, methexis, ser-singular-plural, identidade, semelhança, evidência e uma discussão em torno da filosofia do sujeito realizada por Nancy, buscamos uma chave interpretativa, ou uma possível entrada para discutir Serras da Desordem (2006) - uma das obras mais marcantes de toda a trajetória de Andrea Tonacci, cuja complexidade e variedade de temas abordados sugere uma infinidade de caminhos investigativos. No entanto, não pretendemos produzir uma leitura inequívoca da obra de um cineasta através de conceitos filosóficos, mas buscamos, sob a luz dos textos de Jean-Luc Nancy, um caminho possível para percorrer um filme por demais profuso e que, por esta razão, repele qualquer tipo de interpretação totalizante. Nesse sentido, não há a intenção de propor analogias diretas entre a arte pictórica e o cinema de Tonacci, mas de investigar as possibilidades que o gênero retrato oferece para discussão de Serras. Somado a isso, acreditamos que o filme de Tonacci nos oferece a possibilidade de qualificar certas questões suscitadas pela filosofia de Nancy por meio de uma discussão centrada no contexto brasileiro, sobretudo se levarmos em conta que a obra em questão tem como protagonista Carapiru - um índio Awá Guajá que sobreviveu a um massacre e passou 10 anos de sua vida vagando solitário, pois acreditava ser o último sobrevivente de seu povo.pt-BRabertoJean-Luc NancyRetratosSujeito - filosofiaIdentidade - conceito filosóficoFilosofia no cinemaA estética do retrato no cinema de Andrea Tonacci a partir de Jean-Luc Nancy.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/03/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.