Silva, Tiago AlvesSilva, Gustavo Peixoto2016-08-192016-08-192015SILVA, T. A.; SILVA, G. P. O uso da metaheurística Guided Local Search para resolver o problema de escala de motoristas de ônibus urbano. Transportes, Rio de Janeiro, v. 23, p. 105-116, 2015. Disponível em: <https://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/856>. Acesso em: 07 ago. 2016.2237-1346http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6909Neste artigo é aplicada a metaheurística Guided Local Search (GLS) para resolver o Problema de Programação de Tripulações de Ônibus Urbano (PPT). O PPT consiste em encontrar um conjunto de jornadas a serem designadas aos motoristas que realizarão a operação diária com o menor custo. A GLS tem como princípio penalizar características indese-jáveis presentes na solução corrente, com o objetivo de escapar de soluções ótimas locais. Como heurística de busca local, foi utilizada a heurística Variable Neighborhood Descent, que explora diferentes estruturas de vizinhança para encontrar um mínimo local. De acordo com pesquisa realizada pelos autores, esta abordagem é inédita para resolver o PPT. A implemen-tação proposta foi testada com dados de problemas reais de uma empresa que opera em uma região metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados obtidos são similares àqueles presentes na literatura, havendo possibilidades de melhorias, visto que a GLS pode ser explorada em diferentes aspectos.pt-BRabertoGuided local searchProgramação de tripulações do sistema de transporteMetaheuristicCrew scheduling problem in mass transitO uso da metaheurística Guided Local Search para resolver o problema de escala de motoristas de ônibus urbano.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Transportes estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Transportes <http://www.revistatransportes.org.br/anpet/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 out. 2019.https://doi.org/10.14295/transportes.v23i2.856