Bean, Dale WilliamSilva, Augusto Venâncio Miranda2014-07-172014-07-172014SILVA, A. V. M. A construção de significados para logaritmo no contexto de modelos referentes aos abalos sísmicos. 2014. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014..http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3523Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Nesta dissertação, planejamos e realizamos uma pesquisa de campo com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio Técnico. As atividades didáticas foram planejadas com objetivo de estabelecer conexões entre o ensino de conhecimentos matemáticos escolares e conhecimentos dos alunos, oriundos de ambientes tanto escolares quanto extraescolares. Apoiamo-nos nas ideias educacionais de John Dewey (1959; 1979; 2010) como referência teórica para subsidiar tanto o planejamento das atividades como a realização delas. O objetivo do estudo é analisar o processo de ensino e aprendizagem de logaritmos no contexto de modelos (BEAN, 2007; 2012a; 2012b), referentes aos abalos sísmicos (terremotos), comumente noticiados pela mídia. Nesta pesquisa, os modelos que quantificam os efeitos dos abalos, como as escalas de Richter e Mercalli servem tanto como meios para desenvolver e compreender a intensidade e magnitude de terremotos, quanto para a atribuição de significados para logaritmos. A análise foi realizada, em parte, por procedimentos de análise de conteúdo (CHARMAZ, 2006). Os resultados mostram que o ensino de logaritmos, contextualizado no modelo de Richter, contribuiu para que os estudantes atribuíssem significados ao conceito de logaritmo com suas propriedades e operações.pt-BRLogaritmosAbalos sísmicosMatemática - aplicações educacionaisA construção de significados para logaritmo no contexto de modelos referentes aos abalos sísmicos.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a) em 06/07/2014 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.