França, Bruna Carvalho CostaSoares, Taciana de FigueiredoToledo Júnior, Antonio CarlosSouza, Nathan MendesFaria, Rosa Malena Delbone de2016-07-282016-07-282015FRANÇA, B. C. C. et al. Validação de instrumento de registro do atendimento clínico centrado na pessoa. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, p. 233-239, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n2/1981-5271-rbem-39-2-0233.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2016.1981-5271http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6652Diante do desafio de formar médicos para o século XXI, em que se pretende uma abordagem integral da pessoa, incluindo seus sentimentos e o contexto que a cerca, este trabalho teve como objetivo validar, para a realidade de uma cidade brasileira, um modelo de registro de atendimento clínico centrado na pessoa, com base numa proposta reconhecida internacionalmente. O documento resultante representa um instrumento que poderá facilitar o aprendizado e a adesão do estudante de Medicina ao método clínico centrado na pessoa, por se tratar de uma sistematização do roteiro para o registro da consulta médica, guiando a entrevista no formato centrado na pessoa. Os autores acreditam que a utilização deste roteiro de registro contribuirá de forma relevante para que os estudantes de Medicina, iniciantes no ofício e mais dependentes de guias de registro, desenvolvam de forma plena, em cenários simulados e reais, as habilidades necessárias ao atendi¬mento clínico centrado na pessoa.pt-BRabertoEstudos de validaçãoRegistro médico coordenadoAssistência centrada no pacienteEducação médicaValidação de instrumento de registro do atendimento clínico centrado na pessoa.Validation of a patient - centered instrument of medical appointment recording.Artigo publicado em periodicoTodo o conteúdo do periódico Revista Brasileira de Educação Médica, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Brasileira de Educação Médica <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-5502&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 ago. 2019.http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e00862014