Castro, Bruno Luiz deOliveira, Paulo CésarTinti, Douglas da Silva2020-08-012020-08-012019CASTRO, B. L.; OLIVEIRA, P. C.; TINTI, D. S. Análise de produtos educacionais elaborados no mestrado profissional em ensino de ciências exatas da UFSCAR e no mestrado profissional em educação matemática da UFOP. Revista Ciências Humanas, Taubaté, v. 12, n. 2, p. 234-243, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/584>. Acesso em: 18 jun. 2020.2179-1120http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12536Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de produtos educacionais elaborados a partir das dissertações produzidas em dois Programas de Pós-Graduação na modalidade de Mestrado Profissional. Com base nos requisitos para uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, o mapeamento das produções acadêmicas da UFSCar e UFOP foi obtido pela consulta às bases de dados disponibilizadas nos respectivos sites institucionais, considerando o período de 2010 a 2017 enquanto recorte temporal. Desse modo, o corpus de análise foi composto por 75 dissertações desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da UFSCar (Campus de Sorocaba e São Carlos), especificamente da área de Matemática, conjuntamente com 95 dissertações desenvolvidas no Mestrado Profissional em Educação Matemática (PPGEDMAT) da UFOP. A análise dos produtos educacionais no programa PPGECE revelou, entre outros resultados, uma concentração de estudos no Ensino Médio com ênfase em conteúdos de função e geometria. Já a análise do PPGEDMAT evidenciou uma diversidade de temas e formatos de produtos, sendo expressiva a presença de algumas tendências da área de Educação Matemática. Contudo, concluímos que, no âmbito da gestão dos Mestrados Profissionais, seja necessário o desenvolvimento de ações constantes e articuladas, visando o diálogo e a circulação dos produtos educacionais nas escolas da Educação Básica.pt-BRabertoAnálise de produtos educacionais elaborados no mestrado profissional em ensino de ciências exatas da UFSCAR e no mestrado profissional em educação matemática da UFOP.Analysis of educational products developed in professional masters in teaching exact sciences at UFSCAR and from the professional masters in mathematics education at UFOP.Artigo publicado em periodicoO periódico Revista Ciências Humanas - Educação e Desenvolvimento Humano permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/954>. Acesso em: 01 ago. 2020.https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n2.a584