Rosa, MiltonOrey, Daniel Clark2014-11-072014-11-072011ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomathematics : the cultural aspects of mathematics. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, San Juan de Pasto, v. 4, n. 2, p. 32-54, 2011. Disponível em <http://revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/32>. Acesso em: 22 set. 2014.2011-5474http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3731A etnomatemática estuda os aspectos culturais da matemática. Apresenta os conceitos matemáticos do currículo escolar de uma maneira na qual esses conceitos estejam relacionados com as experiências cultural e diária dos alunos, reforçando, assim, a capacidade deles para elaborar conexões significativas e aprofundar o entendimento da matemática. A abordagem etnomatemática no currículo de matemática tem como objectivos tornar a matemática escolar mais relevante e significativa para os alunos, promovendo a qualidade geral da educação. Nesse contexto, a implementação da perspectiva etnomatemática no currículo escolar de matemática auxilia no desenvolvimento do aprendizado intelectual, social, emocional e político dos alunos ao utilizar as próprias referencias culturais para transmitir o conhecimento, as habilidades e as atitudes. Esse tipo de currículo fornece maneiras pelas quais os alunos mantém a própria identidade enquanto são bem sucedidos academicamente.en-USEthnomathematicsCultureMathematics curriculumSociocultural contextsInformal MathematicsEthnomathematics : the cultural aspects of mathematics.Etnomatemática : os aspectos culturais da matemática.Artigo publicado em periodicoTodos los contenidos de la Revista Latinoamericana de Etnomatemática se publican bajo la licencia de la Red Latinoamericana de Etnomatemática y el Departamento de Matemáticas y Estadística de la Universidad de Nariño y pueden ser usados gratuitamente para fines no comerciales, dando los créditos a los autores y a la Revista, como lo establece esta licencia. Fonte: Revista Latinoamericana de Etnomatemática <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 05 set. 2014.