Lima, Guilherme da SilvaGiordan, Marcelo2018-02-012018-02-012017LIMA, G. da S.; GIORDAN, M. Características do discurso de divulgação científica: implicações da dialogia em uma interação assíncrona. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, p. 83-95, 2017. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/708>. Acesso em: 16 jan. 2018.1518-8795http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9408Apresentamos nesse ensaio uma reflexão teórica com o objetivo de examinar as implicações da dialogia em caso de interações assíncronas na divulgação científica (DC), quando comunicada pela escrita. Para tanto, problematizamos a questão da assincronia e pautamos nossas análises no conceito de dialogia proposto pelo círculo de Bakhtin. Em nossa discussão destacamos duas dimensões da dialogia presentes nas interações promovidas pela DC e nos seus enunciados, que chamamos de relações discurso-objeto e discurso-réplica. Por fim, apresentamos exemplos de interações que ocorrem por meio da seção cartas dos leitores da revista Ciência Hoje, bem como de trechos de dois artigos de DC, publicados pelo Instituto Ciência Hoje e pelo G1, em que é evidente a antecipação de réplica.pt-BRabertoDivulgação científicaDialogiaAssincroniaCaracterísticas do discurso de divulgação científica : implicações da dialogia em uma interação assíncrona.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/index>. Acesso em: 10 fev. 2020.http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p83