Araújo, Regina Magna Bonifácio deMartins, Mayara Carvalho2020-09-172020-09-172019ARAÚJO, R. M. B. de; MARTINS, M. C. Os desafios enfrentados pelos professores da educação de jovens e adultos diante do processo de avaliação da aprendizagem dos alunos. EJA em Debate, v. 8, n. 14, p. 6-15, jul./dez. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2746>. Acesso em: 03 jul. 2020.2317-1839http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12744Esta investigação encontra-se no entrecruzamento de duas temáticas: avaliação da aprendizagem e Educação de Jovens e Adultos e consiste na apresentação dos resultados de uma pesquisa que objetivou compreender como vêm se dando no campo educacional as práticas avaliativas dos professores dos anos iniciais dessa modalidade. De abordagem qualitativa, este estudo usou como instrumento de organização de dados a entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram os desafios enfrentados pelos docentes, dentre eles, a falta de material didático específico como, por exemplo, livro didático e atividades pedagógicas que contextualizem o conteúdo às vivências dos educandos; a dificuldade do professor em desconstruir as representações de escola tradicional que os alunos trazem para a sala de aula e, por fim, a dificuldade do ofício docente, que vai muito além do domínio de conteúdos e conhecimentos pedagógicos. A conclusão da investigação indica a necessidade de ampliação das discussões em torno da avaliação na EJA.pt-BRrestritoAvaliação na EJADesafios docentesOs desafios enfrentados pelos professores da educação de jovens e adultos diante do processo de avaliação da aprendizagem dos alunos.The challenges faced by teachers of youth and adult education in the evaluation process of students’ learning.Artigo publicado em periodicohttps://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2746