Martoni, Rodrigo Meira2016-08-192016-08-192015MARTONI, R. M. Ponderações acerca da ideologia no e do espaço turístico. Cenário, v. 3, p. 27-69, 2015. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/17567>. Acesso em: 07 ago. 2016.2318-8561http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6908O artigo trata de componentes ideológicos envolvendo os seus papéis na produção do espaço pelo turismo. Ao se questionar de onde vem o poder da ideologia, é realizada uma análise acerca de três concepções dessa categoria. A primeira aponta a ideologia como inversão e parcialidade em um processo histórico-social que se complementa, tanto para transformar a subjetividade em objetividade, como para tratar a aparência das coisas como se fossem totalidades. A segunda noção refere-se a ideologia como posicionamento de classe, abarcando alguns grupos que atuam (de maneira deliberada e/ou irrefletida) na mistificação e naturalização dos processos socioespaciais, e outros que, norteados por procedimentos que lhes permitem reproduzir idealmente a realidade, cumprem o importante papel de desmistificar os primeiros. Associada a essas noções que posicionam as ideologias no espaço alcançado pelo turismo, está a terceira concepção mais fundamental. Essa contempla a ideologia como algo enraizado às operações socioprodutivas reificadas ou do espaço turistificado, as quais não podem ser modificadas qualitativamente sem a supressão da relação cada vez mais contraditória entre capital versus trabalho. Por meio dessa análise que auto- implica as diferentes e complementares concepções, verifica-se que o turismo é um importante mecanismo de alienação, seja pelas aparências tão necessárias à circulação, seja pela forma como é produzido.pt-BRabertoIdeologiaProdução do espaçoCapitalTourismPonderações acerca da ideologia no e do espaço turístico.Considerations about the ideology in and of the touristical space.Artigo publicado em periodicoO periódico Cenário permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/672>. Acesso em: 09 out. 2019.https://doi.org/10.26512/revistacenario.v3i5.15218