Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco deTheotonio, Diogo Angeli2021-08-182021-08-182020GASPERI, M. E. R. de; THEOTONIO, D. A. “Mil Litros de Preto”: uma poética sobre a necropolítica. Conceição/Conception Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena, Campinas, v. 9, p.1-21, 2020. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8660778>. Acesso em: 24 maio 2021.2317-5737http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13522O presente artigo analisará a performance-instalação Mil Litros de Preto: A Maré está Cheia, da performer Lucimélia Romão, cujos eixos norteadores são o genocídio dos jovens negros brasileiros pela polícia militar, a violência sistematizada do Estado sobre os corpos negros e a omissão de parte da sociedade brasileira. Para isto, esta pesquisa debruça-se sobre o conceito de necropolítica (MBEMBE, 2016) e de suas adjacências, a fim de traçar os desdobramentos de tal performance-instalação.pt-BRabertoCena contemporâneaGenocídioContemporary sceneGenocide“Mil Litros de Preto” : uma poética sobre a necropolítica.“One Thousand Liters of Black” : a poetics of necropolitics.Artigo publicado em periodicoA Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições. Fonte: Revista Conceição / Conception <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/about> . Acesso em: 11 maio 2021.https://doi.org/10.20396/conce.v9i00.8660778