Franchi, Regina Helena de Oliveira LinoSette, Pollyanna Fiorizio2014-02-132014-02-132013SETTE, P. F. A aula de matemática no Projeto UCA : o Geogebra e o Teorema de Pitágoras. 2013. 217 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3475Nesta pesquisa, investigamos o papel das tecnologias digitais num coletivo de seres-humanos-com-mídias para a produção de conhecimentos acerca do Teorema de Pitágoras. Nesse sentido, o estudo, de cunho qualitativo, fundamenta-se, teoricamente, no construto teórico de seres-humanos-com-mídias e no papel do diálogo compreendido como uma conversação que visa à aprendizagem. Este estudo foi realizado com os 15 alunos do 9º ano de uma escola pública de Belo Horizonte (MG), participantes do Programa Um computador por Aluno (ProUCA). As atividades, realizadas em grupo, tinham por objetivo permitir que os alunos percebessem, enunciassem e comprovassem o Teorema de Pitágoras. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: registros produzidos pelos alunos; gravações de áudio e diário de campo da pesquisadora. Os resultados indicam que o programa UCA e o software GeoGebra contribuíram para a constituição de um ambiente de aprendizagem, que favoreceu as ações dos alunos na construção do conhecimento matemático, proporcionando ricas possibilidades de visualização de conceitos e propriedades, potencializados pelo dinamismo das experimentações, a partir das construções realizadas no GeoGebra. O estudo gerou um Produto Educacional destinado a professores, futuros professores e formadores de professores.pt-BRMatemática - estudo e ensinoProjeto Um computador por AlunoPesquisa educacionalA aula de matemática no Projeto UCA : o Geogebra e o Teorema de Pitágoras.DissertacaoA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de detentor dos direitos autorais, de acordo com a lei nº 9610/98, autorizo a Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, em meio eletrônico, na BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Repositório Institucional da UFOP, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data.