Antunes, Fabrício MendesJanuario, Gilberto2022-12-142022-12-142021ANTUNES, F. M.; JANUARIO, G. Materiais curriculares de Matemática e sua avaliação por professores na pesquisa brasileira. Intermaths, v. 2, n. 2, p. 256-267, 2021. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/article/view/9725>. Acesso em: 06 jul. 2022.2675-8318http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15908A partir do estado do conhecimento de dissertações e teses no campo da Educação Matemática, analisamos neste artigo um conjunto de 16 pesquisas que tem como tema a relação professor-materiais curriculares, direcionados pelo objetivo de compreender a abordagem dada, na pesquisa brasileira, à avaliação de materiais curriculares feita por professores. O estudo aqui apresentado, recorte de uma pesquisa maior, caracteriza-se como sendo de abordagem qualitativa do tipo análise bibliográfica. Após leitura na íntegra das 16 pesquisas, procedemos ao fichamento com o intuito de perceber, selecionar e, especialmente, sistematizar as informações para amparar a análise e discussão. Como principais resultados, identificamos que a avaliação é condicionante do desenvolvimento curricular, implicada pelos recursos que professores e materiais trazem para uma relação dinâmica, tendo como seu produto as práticas de ensino e o processo de aprendizagem.pt-BRabertoCurrículos de MatemáticaAvaliação de materiais curricularesRelação professor-materiais curricularesMateriais curriculares de Matemática e sua avaliação por professores na pesquisa brasileira.Mathematics curriculum materials and their assessment by teachers in Brazilian research.Artigo publicado em periodicoThis work is under a Creative Commons License. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9725