Fonseca, Marcus Vinícius2015-11-182015-11-182009FONSECA, Marcus Vinícius. População negra e civilização: uma análise a partir do estabelecimento da obrigatoriedade escolar em Minas Gerais (1830-1850). Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 43-72, ago. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v25n2/03.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2015.0102-4698http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5773Este artigo analisa o processo de estabelecimento da obrigatoriedade escolar como elemento de mediação entre o perfil racial da população e a ideia de civilização que orientou o processo de construção da educação em Minas Gerais. No século XIX, havia predomínio absoluto dos negros na população mineira e isso pode ser tomado como referência para que a ideia de obrigatoriedade escolar assumisse a condição de instrumento de normatização e controle de certos aspectos deste segmento populacional. Para tratar dessas questões, utilizamos como referência a documentação censitária que, nos anos de 1830, processou a contagem da população de Minas Gerais, Relatórios de Presidente de Província, memórias e relatos de viagem de indivíduos que travaram contanto com a sociedade mineira na primeira metade do século XIX.pt-BRNegrosEscolarizaçãoHistória da educaçãoPopulação negra e civilização : uma análise a partir do estabelecimento da obrigatoriedade escolar em Minas Gerais (1830-1850).Black people population and civilization : analysis since the establishment of school obligation in Minas Gerais state/ Brazil (1830-1850).Artigo publicado em periodicoTodo o conteúdo do periódico Educação em Revista, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação em Revista <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4698&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 07 nov. 2016.