Reis, Luciana PaulaLadeira, Marcelo BronzoCheng, Lin ChiCorrea, Felipe DolabelaIsrael, Mário Santiago2015-01-222015-01-222012REIS, L. P. et al. Processo decisório de auxílio à definição de posicionamento mercadológico. Pesquisa & Desenvolvimento em Engenharia de Produção, Itajubá, v. 10, n. 1, p. 109-125, 2012. Disponível em: <http://www.revista-ped.unifei.edu.br/documentos/V10N01/10-0412-V10-N1-2012.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2015.1679-5830http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4345Dentre as várias decisões a serem tomadas para a definição do modelo de negócio durante o surgimento de Empresas de Base Tecnológica (EBT) de Origem Acadêmica (OA) encontra-se a definição do posicionamento mercadológico. A decisão quanto ao posicionamento adotar consiste em decisões mercadológicas para indicar o lugar que a empresa, a marca e seus produtos ocuparão em uma dada indústria e para determinar o segmento de mercado que trará retornos significativos. A tomada de decisão para a definição do posicionamento mercadológico pode ser orientada pela aplicação de métodos como o Analytic Hierarchy Process (AHP), método de auxilio à tomada de decisão baseado em analise de multicritérios hierarquizados. Assim, o presente estudo tem como objetivo estruturar um processo de auxilio à tomada de decisão para a definição do posicionamento mercadológico a ser adotado por uma EBT que deseja explorar uma tecnologia de descontaminação de efluentes da indústria farmacêutica. A estratégia metodológica utilizada foi a pesquisa-ação. Foi também aplicada a técnica de grupo focal para o levantamento e analise dos dados coletados que alimentaram a estrutura do método AHP. Dessa forma, foi possível definir um posicionamento mercadológico para explorar a tecnologia desenvolvida. Como resultado da pesquisa, espera-se identificar critérios relevantes que possam contribuir para a estruturação de um processo de tomada de decisão para a escolha do posicionamento mercadológico das empresas, posicionamento este importante para a diferenciação do negocio e obtenção de vantagens competitivas.pt-BREmpresa tecnológicaPosicionamento mercadológicoProcesso decisórioProcesso decisório de auxílio à definição de posicionamento mercadológico.Decision making in aid of the definition market positioning.Artigo publicado em periodicoA Revista Pesquisa & Desenvolvimento em Engenharia de Produção autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP. Contato via e-mail em 14/01/2015.