Matos, Daniel Abud SeabraRodrigues, Erica CastilhoLeite, Walter Lana2023-02-242023-02-242021MATOS, D. A. S.; RODRIGUES, E. C.; LEITE, W. L. Efeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 41, p. 795-818, out./dez. 2021. Disponível em: <https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3499>. Acesso em: 06 jul 2022.2175-2753http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16240O objetivo deste estudo é analisar o efeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática, considerando como variável mediadora o tipo de escola (pública ou particular). A base de dados foi a pesquisa Geres. Utilizamos Modelagem de Equações Estruturais, juntamente com o método cluster-robust standard errors. Usamos as variáveis: NSE, sexo, raça, proficiência em matemática e tipo de escola. Em quatro dos cinco modelos ajustados, o efeito indireto foi significativo a um nível de 5% e todos apresentaram sinal positivo. Em quatro modelos, aconteceu uma mediação completa, na qual não existe efeito direto, apenas o efeito indireto (o efeito do NSE só se manifestou por meio do tipo de escola). Apesar de o NSE ter uma forte associação com o desempenho dos alunos, grande parte dessa relação parece acontecer por meio do tipo de escola.pt-BRabertoModelagem de equações estruturaisEfeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática.Indirect effect of socioeconomic status on mathematics proficiency.Artigo publicado em periodicoO periódico Meta permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2555> . Acesso em: 27 maio 2022.http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i41.3499