Mendonça, Felipe Viero Kolinski MachadoDiniz, MargarethMaia, Marta Regina2021-07-202021-07-202021MENDONÇA, F. V. K. M.; DINIZ, M.; MAIA, M. R. Gênero e sexualidades no contexto da universidade pública: estudo de caso do Projeto Vidas - UFOP. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 7, n. e021027, 2021. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659104>. Acesso em: 24 maio 2021.2446-9424http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13395Considerando a universidade como um espaço de interação social e reconhecimento das diferenças, esse trabalho tem como objetivo apresentar e refletir sobre o alcance de um projeto extensionista denominado “Vidas: gênero, diversidade e sexualidades”, desenvolvido na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desde 2018. Com uma perspectiva teórica baseada nos estudos pós estruturalistas, na performatividade de gênero (Butler, 2002, 2012) e na Teoria Queer, utilizamos o procedimento metodológico de estudo de caso, que analisa como a existência de projetos (e ações) dessa natureza na universidade pode contribuir para a redução da violência e o reconhecimento da existência da diferença de gênero e de sexualidade no interior da instituição e na região dos Inconfidentes. Os resultados da análise indicam que projetos desse tipo, de caráter multidisciplinar e crítico, assim como políticas institucionais adotadas por universidades, como é o caso da UFOP, contribuem para processos de inclusão e diversidade tão necessários na atualidade.pt-BRabertoGênero e sexualidades no contexto da universidade pública : estudo de caso do Projeto Vidas - UFOP.Gender and sexualities in the context of the public university : a case study of Project of Lives - UFOP.Artigo publicado em periodicoEsta obra está sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659104