Maranhão, Carolina Machado Saraiva de AlbuquerqueSantos, Flávia Carolini Pereira dosFerreira, Pamella Thais Magalhães2018-03-222018-03-222017MARANHÃO, C. M. S. de A.; SANTOS, C. P. dos; FERREIRA, P. T. M. Banalização da fraude acadêmica: reflexões à luz da teoria da semicultura de Adorno. Educação & Sociedade, v. 38, p. 249-263, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302016005003101&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 02 fev. 2018.1678-4626http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9720A banalização da fraude no ambiente acadêmico impõe severos problemas à formação dos indivíduos. Este estudo fez uso da teoria crítica relacionada à educação. Adorno analisou o problema da semiformação na sociedade capitalista, em que a educação se tornou mais uma mercadoria a ser entregue a seus consumidores. O objetivo deste artigo foi propor a reflexão crítica sobre os reais sentidos da persistência da fraude nas universidades. Portanto, a fraude acadêmica destaca-se como uma evidência de que há algo errado com a educação fornecida pelas universidades. Somente uma mudança pedagógica pode transformar o caminho da educação inserida na sociedade capitalista. O resgate do potencial emancipatório da educação é fundamental para que a sociedade possa formar pessoas críticas e autônomas.pt-BRabertoFraude acadêmicaEducaçãoSemiculturaAdornoBanalização da fraude acadêmica : reflexões à luz da teoria da semicultura de Adorno.Artigo publicado em periodicoDisponível sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: Educação & Sociedade <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0101-7330&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 07 nov. 2016.https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016158799