Lino, Sulamita Fonseca2022-10-032022-10-032021LINO, S. F. O sublime e a pintura: entre a sensação no tempo e a destruição da beleza. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 15, n. 28, jan./jun. 2021. Disponível em: <http://revistaviso.com.br/article/399>. Acesso em: 29 abr. 2022.1981-4062http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15569A pintura de Barnett Newman Vir heroïcus sublimis (1950) e seu texto The Sublime is Now (1950) foram referências para o debate sobre o sublime e pintura em autores como Lyotard, Danto e Saint Girons. Além disso, o pintor destaca sua leitura da obra de Burke. Este trabalho pretende analisar, a partir do encontro de todas essas referências, como se deu a aproximação da pintura com o sublime no âmbito da filosofia.pt-BRabertoBeloElevaçãoO sublime e a pintura : entre a sensação no tempo e a destruição da beleza.Sublime and painting : between time sensation and beauty destruction.Artigo publicado em periodicoThis document is distributed under the terms of a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International license (CC-BY-NC) which allows, except for commercial purposes, to copy and redistribute the material in any medium or format and to remix, transform, and build upon the material, provided the original work is properly cited and states its license. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.22409/1981-4062/v28i/399