Carvalho, Rosana Areal dePereira, Karla Karoline2019-04-262019-04-262018PEREIRA, Karla Karoline. Da construção ao rompimento com a tradição : o Colégio Ordem e Progresso da Polícia Civil de Minas Gerais. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11142Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o percurso histórico do originalmente Colégio Ordem e Progresso, hoje, Escola Estadual Ordem e Progresso, unidade escolar de educação básica, vinculada à Polícia Civil de Minas Gerais. Propomos que alguns movimentos de questionamento do status quo da instituição ao longo da segunda década dos anos 2000 apresentam-se como resposta à sua obstinação em evocar uma tradição, lastreada na memória institucional da escola, muito vinculada aos primeiros vinte anos de sua existência – 1962 a 1984, recorte temporal contemplado pelo trabalho. Ao longo dessas duas décadas iniciais, destacamos dois elementos que consideramos relevantes para a conformação da identidade institucional, quais sejam a permanência de um único diretor escolar no cargo, o delegado de polícia José Spártaco Pompeu e a vigência do Regime Militar. Tendo isso em vista, busca-se discutir alguns eventos recentemente vivenciados pela escola em um cenário no qual memória, tradição e mudança são elementos de um embate sóciopolítico em que a comunidade do entorno, apoiada pela Secretaria de Estado de Educação, reivindica o direito de acessar as vagas disponíveis, enquanto a escola, por entender-se como uma escola sui generis, defende a reserva de vagas aos dependentes de policiais civis.pt-BRabertoColégio Ordem e ProgressoMinas Gerais - Polícia CivilIdentidadeMemóriaEscola estadualDa construção ao rompimento com a tradição : o Colégio Ordem e Progresso da Polícia Civil de Minas Gerais.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/04/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.