Silva, Jarbas da Cunha eTonini, Adriana Maria2018-10-102018-10-102017SILVA, J. C. e; TONINI, A. M. O desenvolvimento de saberes e a aprendizagem ativa na formação de engenheiros : o caso do protótipo BAJA no CEFET-MG. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 189-208, mai-ago, 2017. Disponível em: <https://seer.lcc.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8066>. Acesso em: 16 jun. 2018.2238037Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10343Este artigo apresenta resultado de pesquisa que objetivou compreender o processo de aprendizagem e desenvolvimento de saberes de engenheiros no projeto do protótipo de veículo BAJA no CEFET-MG. Considerou-se Saberes, as capacidades configuradas em: saber fazer - habilidades técnicas; saber pensar - conhecimentos; e o saber ser e agir - atitudes. No estudo de caso e pesquisa empírica, realizada em 2016, se identificam os saberes desenvolvidos pelos participantes, avaliam-se suas interações, e se relaciona a experiência à teorização da Aprendizagem Ativa de John Dewey. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva. Os instrumentos metodológicos foram: observação de campo e entrevistas. Pela Análise de Conteúdo, suas inferências e interpretações, concluiu-se que o projeto é um exemplar de um processo educativo baseado na aprendizagem ativa, viabilizado pela Aprendizagem Baseada em Problemas, promovendo a construção de competências transversais, ou seja, de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao engenheiro.pt-BRabertoEducação em engenhariaAprendizagem baseada em problemasEngineering educationProblem based learningO desenvolvimento de saberes e a aprendizagem ativa na formação de engenheiros : o caso do protótipo BAJA no CEFET-MG.The knowledge development and the active learning in engineering education : the BAJA prototype at CEFET-MG.Artigo publicado em periodicoO periódico Trabalho & Educação permite que autores têm autorização assumam contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Trabalho & Educação <http://www.portal.fae.ufmg.br/revistas/index.php/trabedu/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 01 fev. 2017.