Soares, Marilene Caitano Reis AlmeidaSantos, Francely Aparecida dosJanuario, Gilberto2022-12-142022-12-142020SOARES, M. C. R. A.; SANTOS, F. A. dos.; JANUARIO, G. O seminário como uma estratégia de ensino na formação pós-graduada em educação. Revista de Iniciação à Docência, v. 5, n. 3, p. 75-86, 2021. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8316>. Acesso em: 06 jul. 2022.2525-4332http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15910Estratégias metodológicas que levem os estudantes a se engajarem em seu processo de aprendizagem têm sido discutidas e utilizadas na formação em cursos do Ensino Superior desde os anos 1990. Na formação pós-graduada, estratégias que envolvem mestrandos e doutorandos no levantamento de informações, elaboração de argumentações e análise de questões educacionais têm sido utilizadas nas disciplinas e em diferentes ações. Neste artigo, apresentamos uma experiência envolvendo a elaboração e apresentação de seminários em uma disciplina de um curso de mestrado em Educação. A experiência envolveu três aulas; os seminários foram organizados e apresentados por seis grupos de estudantes, seguido de discussão pela turma e pelas professoras da disciplina. Como resultado da discussão que nos propomos a fazer no artigo, observamos as implicações desses seminários para a compreensão do papel do referencial teórico como processo balizador da pesquisa educacional, bem como as contribuições para o desenvolvimento do conhecimento profissional docente, em especial, o (re)pensar e o (re)significar propostas e objetivos da educação como processo de formação de sujeitos.pt-BRabertoEstratégias metodológicasConhecimento profissional docenteO seminário como uma estratégia de ensino na formação pós-graduada em educação.Artigo publicado em periodicoO periódico Revista de Iniciação à Docência permite a redistribuição, não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY-NC-ND). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2389>. Acesso em: 27 maio 2022.https://doi.org/10.22481/riduesb.v5i3.8316