Corrêa, Hércules TolêdoMagalhães, Rosângela Márcia2014-07-242014-07-242014MAGALHÃES, R. M. Alfabetizar letrando : mudanças (im)previsíveis no ensino fundamental de nove anos. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2014.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3551Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar e ampliar o diálogo sobre o que muda efetivamente na prática pedagógica e na sala de aula quando se passa a falar em alfabetizar letrando. Nossos referenciais teóricos baseiam-se nos estudos sobre alfabetização e letramento(s), fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área. Também nos fundamentamos nos estudos consecutivos ao desenvolvimento das diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário. A presente investigação, vinculada à linha de pesquisa Instituição Escolar, Formação e Profissão Docente, é resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se o estudo de caso como procedimento e foi realizada em uma escola pública do município de Ouro Preto - MG. Metodologicamente, este estudo desenvolveu-se por meio da observação da sala de aula de uma turma de seis anos e de entrevistas semiestruturadas realizadas com a professora participante, seis pais e seis alunos da turma pesquisada. A entrevista contemplou questões relacionadas à prática pedagógica de alfabetização e letramento e a recepção dos pais em relação aos projetos literários desenvolvidos na escola. A análise dos dados evidencia uma tensão entre ensinar o código linguístico e trabalhar com textos de circulação social. Os resultados apontam, também, para práticas situadas de letramento literário que consistem o eixo do alfabetizar letrando na turma observada, formando uma comunidade de leitores ativos e autônomos, a partir de uma escolarização adequada da literatura.pt-BRAlfabetizaçãoLetramentoEnsino fundamentalPrática pedagógicaAlfabetizar letrando : mudanças (im)previsíveis no ensino fundamental de nove anos.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 16/07/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.