Dias, Luciana da Costa2018-04-032018-04-032016DIAS, L. da C. A educação como formação ou “cultivo de si” em Friedrich Nietzsche. Filosofia e Educação, v. 8, p. 275-294, 2016. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8645892>. Acesso em: 02 fev. 2018.1984-9605http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9812Objetivamos aqui discutir a importância de uma educação como formação (Bildung) e cultivo de si em Nietzsche, filósofo conhecido pelo caráter intempestivo de seus escritos. Sua abordagem da educação é, na verdade, um profundo questionamento da própria função e propósito não só da prática educativa, mas do próprio sentido da cultura, a qual ele diagnosticou como estando, em sua época, não mais voltada para a formação total do indivíduo – o oposto de uma educação como cultivo de si, isto é: voltada para o desenvolvimento das potencialidades individuais de cada um. Nosso ponto de partida é a obra III Consideração Intempestiva: Schopenhauer Educador, de 1874.pt-BRrestritoNietzscheFilosofia AlemãFilosofia da educaçãoA educação como formação ou “cultivo de si” em Friedrich Nietzsche.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Filosofia e Educação estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Filosofia e Educação <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/index>. Acesso em: 30 ago. 2019.https://doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8645892