Corrêa, Hércules Tolêdo2022-09-212022-09-212022CORREA, H. T. Livro-objeto, livro-brinquedo e livro de artista: uma leitura de Se eu abrir esta porta agora... Textura, v. 24, n. 58, p. 6-23, 2022. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6715>. Acesso em: 06 jul 2022.1518-4919http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15461Este artigo tem por objetivo discutir algumas questões relativas à caracterização do livro como “objeto”, “brinquedo” e “de artista”, valendo-se fundamentalmente da obra Se eu abrir esta porta agora..., de Alexandre Rampazo. Para análise da publicação, ancoramo-nos em estudos sobre a materialidade do livro para crianças. Procuramos, ainda, discutir potencialidades pedagógicas da obra. O trabalho se insere num projeto de pesquisa mais amplo, intitulado “Literatura e Visualidade: a importância do projeto gráfico em livros premiados para crianças na contemporaneidade”, cujo objetivo geral é analisar a importância do projeto gráfico na leitura e na mediação de leitura, evidenciando a materialidade do livro.pt-BRabertoLivro para criançasMaterialidade do livro para criançasProjeto gráficoLivro-objeto, livro-brinquedo e livro de artista : uma leitura de Se eu abrir esta porta agora...Object book, toy book and artist book : a reading of If I open this door now...Artigo publicado em periodicoO periódico Textura - Revista de Educação e Letras permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/790>. Acesso em: 27 maio 2022.https://doi.org/10.29327/227811.24.58-1