Azevedo, Thais Lopes Santos dePeretta, Éden Silva2023-05-262023-05-262022AZEVEDO, T. L. S. de; PERETTA, E. S. Esboços de uma corporeidade decolonial na dança moderna africana de Germaine Acogny. Moringa, João Pessoa, v. 13, n. 1, jan./jun. 2022. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/63332>. Acesso em: 01 mar. 2023.2177-8841http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16722O presente artigo tem como objetivo central percorrer fragmentos da história de vida da dançarina e coreógrafa senegalesa Germaine Acogny, bem como alguns dos princípios de sua dança moderna africana, para problematizar a sua arte colocando-a em diálogo com dimensões do pensamento crítico e decolonial contemporâneo. Neste cruzamento teórico, emergem significativas questões (micro)políticas com as quais torna- se possível delinearmos esboços de uma corporeidade decolonial.pt-BRabertoHistóriaEsboços de uma corporeidade decolonial na dança moderna africana de Germaine Acogny.Sketches of a decolonial corporeality in modern african dance from Germaine Acogny.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico MORINGA estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: MORINGA - Artes do Espetáculo <https://periodicos.ufpb.br/capa/periodicos.php>. Acesso em: 13 maio 2022.