Martins, Nair Prata MoreiraRibeiro, Licia Silva2022-01-122022-01-122020RIBEIRO, Licia Silva. Áudio corporativo e suas potencialidades estratégicas para a comunicação organizacional: panorama da produção e usos nas agências de comunicação de Minas Gerais. 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14325Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.Em busca de compreender a relação da Comunicação Organizacional contemporânea com as mídias sonoras, olhamos para a realidade das agências de comunicação de Minas Gerais para analisar como elas utilizam as potencialidades dos produtos em áudio de forma estratégica no relacionamento das organizações com os diferentes públicos. Para tanto, a pesquisa contextualiza a Comunicação Organizacional contemporânea que está cada vez mais conectada, convergente (JENKINS, 2009) e midiatizada (BARICHELLO, 2014). Apresenta também a evolução das ondas do rádio do dial para o digital e as características e exemplos dos seguintes produtos em áudio, que aqui designamos como áudio corporativo: os podcasts corporativos ou branded podcasts, as rádios corporativas, o compartilhamento de sonoras e áudio-releases e os programas institucionais veiculados em rádios comerciais. O olhar para a realidade se dá por meio de um estudo exploratório (GIL, 1999) para analisar a produção do áudio corporativo no estado de Minas Gerais, a partir das agências de comunicação registradas/listadas em entidades representativas. O percurso metodológico tem início na revisão bibliográfica que perpassa toda a dissertação. De natureza aplicada, a pesquisa se baseia na análise dos dados coletados em questionários semiestruturados, aplicados às agências, a partir do método de Análise de Conteúdo segundo BARDIN (1977). O estudo parte da premissa que embora o contexto da Comunicação Organizacional contemporânea seja dialógico e participativo, muitas práticas ainda permanecem em uma estrutura linear, sem acompanhamento das principais tendências de mercado e consumo. Assim sendo, serão propostas reflexões e alternativas para as organizações e as agências de comunicação vislumbrarem possibilidades para além da perspectiva tradicional e instrumental da comunicação e adotarem estratégias que considerem as potencialidades das mídias sonoras que atualmente contam com a presença ativa dos usuários conectados e midiatizados.pt-BRabertoComunicação de massa - influênciaComunicação empresarialComunicação nas organizações - Minas GeraisRecursos audiovisuaisÁudio corporativo e suas potencialidades estratégicas para a comunicação organizacional : panorama da produção e usos nas agências de comunicação de Minas Gerais.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/01/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.