Oliveira, Breynner Ricardo deCoelho, Jianne Ines FialhoVieira, Márcia de Freitas2018-09-282018-09-282017OLIVEIRA, B. R.; COELHO, J. I. F.; VIEIRA, M. F. Limites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância : a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Dialogia, São Paulo, n. 27, p. 65-78, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/article/view/7787>. Acesso em: 16 jun. 2018.19839294http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10290Este artigo analisa os limites e possibilidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para a formação continuada de professores na modalidade a distância. Os dados utilizados advêm de uma pesquisa realizada com 26 sujeitos que compuseram a equipe de formação do Programa Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no período de 2013 a 2015. As entrevistas foram codificadas através da utilização do software NVivo®. Os dados analisados revelam que tais experiências promovem um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem e reflexão a partir das vivências que os formadores trazem consigo. As dificuldades e os desafios enfrentados pelos formadores relacionam-se ao trabalho virtual, à distribuição do tempo e a fluência digital. Em relação às TDICs, a mediação que se dá através dessas tecnologias tem repercutido positivamente em suas práticas pedagógicas, em função do intercâmbio de saberes e experiências entre a educação presencial e a EaD.pt-BRabertoFormação continuada de professoresTecnologias digitais da informação e comunicaçãoTeacher formationDigital information and communication technologiesDistance EducationLimites e possibilidades do uso das TDICs no processo de formação de professores na modalidade a distância : a experiência do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto.Limits and possibilities of the use of TDICs in the process of teacher training in distance education : the experience of the Programa Escola de Gestores at the Federal University of Ouro Preto.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Dialogia estão sob Licença Creative Commons Attribution 3.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: Revista Dialogia <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/index>. Acesso em: 23 jan. 2018.