Moreira, Leandro MarcioSantos, Derli Barbosa dos2018-08-312018-08-312018SANTOS, Derli Barbosa dos. O desenvolvimento do pensamento científico por meio de artigos científicos: produção e avaliação de um paradidático elaborado por transposição didática. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10112Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.É notável o aumento no número de pesquisas na área de ensino de ciências. Entre os resultados obtidos, percebe-se a necessidade de mudança nas práticas docentes. Essa necessidade ocorre devido à grande quantidade de dificuldades apontadas para o ensino, dificuldades estas relacionadas aos conteúdos, às metodologias utilizadas pelos professores, à grande quantidade de conceitos, ao professor como fonte soberana de conhecimento, ao estudo de forma exclusivamente livresca e sem interação com fenômenos naturais e/ou tecnológicos. A utilização de textos de divulgação científica tem sido sugerida como capaz de complementar o uso de materiais educativos tradicionais e com potencial para trazer uma série de benefícios durante o ensino de ciências, levando à superação destas dificuldades. Por esse motivo, este trabalho teve como foco a produção e avaliação de um livro paradidático para o ensino de ciências, elaborado por transposição didática de textos de divulgação científica. A transposição didática é a mudança feita em um texto, trocando termos complexos e frases pouco compreensíveis por sinônimos e frases mais simples, escritas com maior clareza e passível de compreensão pela maior parte da população. Por meio desse processo é possível fazer um uso didático de textos de divulgação. Para que se organizasse o livro de uma forma clara e objetiva, optou-se por seguir a sequência proposta pela dinâmica de ensino dos “Três Momentos Pedagógicos”. Esta é dividida em três etapas de ensino/aprendizagem: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Após a produção do material, foi feita uma avaliação sob dois aspectos: avaliação do potencial de utilização do livro de acordo com a estrutura que possui e avaliação por professores de ciências. De acordo com a estrutura do livro avaliou-se que o mesmo tem potencial para ser utilizado para o ensino de ciências, uma vez que é composto por textos de divulgação científica e várias pesquisas sobre o uso de textos desta natureza apontam benefícios advindos dessa prática. Além disso, as pesquisas apontam que o uso de textos precisa estar vinculado a uma sequência pedagógica que permita explorar o material de forma adequada e, nesse sentido, o livro foi organizado segundo uma sequência pedagógica. Por fim, os resultados das pesquisas indicam que se deve ter cuidado ao transpor um texto para fins didáticos, evitando-se a supressão, acréscimo ou distorção nas informações e, por isso, foi feita uma transposição didática nos artigos originais tendo-se o cuidado de colocar o texto numa linguagem mais simples sem, com isso, excluir informações essenciais. Do ponto de vista de professores de ciências pode-se considerar o livro paradidático produzido como útil para o ensino de ciências. Isso porque praticamente todos os aspectos avaliados pelos professores obtiveram resultados positivos.pt-BRabertoCiências - ensino fundamentalDidáticaPublicações científicasO desenvolvimento do pensamento científico por meio de artigos científicos : produção e avaliação de um paradidático elaborado por transposição didática.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, em 09/08/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.